Logotipo

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Nome:

E-mail:

Confira nossa última newsletter

Artigo

ARTIGOS RECENTES

01/09 As Redes Sociais na Advocacia
Alessandro Casser

31/08 Remuneração sob Medida - Parte 1
Flávia Cançado e Lara Selem

31/08 Remuneração sob Medida - Parte 2
Flávia Cançado e Lara Selem

30/08 A Excelência no Atendimento das Bancas Previdenciárias
Rodrigo Bertozzi

17/08 Lucratividade no Contrato de Honorários
Adnilson Hipólito

Título: Estresse na Advocacia - O grande perigo invisível
Autor: Raquel Heep Bertozzi e Lara Selem

 

ESTRESSE NA ADVOCACIA
- O GRANDE PERIGO INVISÍVEL -
 
 
Raquel Heep Bertozzi e Lara Selem
 
“Um dos pontos importantes da sabedoria da vida consiste na justa medida com que dedicaremos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um deles não arruíne o outro. Muitos vivem demasiadamente no presente: os insensatos; outros vivem demasiadamente no futuro: os ansiosos e inquietos. Raramente conservamos as justas medidas”
Arthur Schopenhauer
 
 
 
Existe uma ameaça invisível que nos consome dia-a-dia, toma nosso tempo sem percebermos e impacta em nossas vidas de forma avassaladora. Desacelerar é preciso! Um caso recente e público com o presidente Lula que sofreu os impactos desta tão perigosa e tão silenciosa doença chamada estresse; necessitou ser hospitalizado e cancelar importantes compromissos. E você?
 
Os advogados estão mais próximos deste ameaçador inimigo do que imaginam. São situações que, de tão rotineiras, parecem normais. Porém que cobram um preço alto: sua saúde. São tantos prazos, tempo limítrofe, clientes exigentes, equipe desorganizada e improdutiva, contas a pagar, recebimentos insuficientes perante seu esforço, trocas de advogados no escritório, secretárias que não dão os devidos recados, uma família em casa a te esperar, manter uma atividade acadêmica ou intelectual, e tanto mais que fazem parte de uma vida atribulada da advocacia moderna.
 
E parece tão normal.
 
Já se acostumou a comer uma fritura qualquer a caminho de uma audiência e de não ir mais à academia para ficar trabalhando. A bateria de exames anual? Ah, deixa para o ano que vem. Aniversário de casamento? Tem todo ano. E assim desgastasse a saúde individual, a vida familiar e claro que tudo isso impactará na vida profisssional.
 
Há um exagero de informações que os advogados devem assimilar. Mudanças repentinas são impostas. E você deve dar conta, mas não a qualquer preço. Na maioria das vezes seu corpo dá sinais que algo errado está acontecendo: palpitações, cansaço persistente, insônia, mudanças de peso, dores de cabeça, falta de ar, dores no peito, dores musculares, hipertensão arterial, e muitas vezes chegando a doenças mais sérias como depressão e ansiedade. Deve-se escutar estes alarmes. Respeite seus limites. Uma febre pode ser sua aliada, afinal é um sinal precoce que seu corpo dá perante uma infecção. E os sinais do estresse (esta doença invisível) também são visíveis. “Deixar pra lá”, ou postergar sempre um dia a mais pode cobrar um alto preço.
 
O advogado começará a perder sua auto-confiança, aumentarão visivelmente os conflitos internos do escritório e em sua família, seu pensamento ficará cada vez mais lento e confuso, sentirá uma impotência enorme perante a tantos assuntos inacabados, isso gerará preocupações crescentes e sentimento de “não ser mais o mesmo”. Porém sua mente consciente sabe e te cobra dar conta de tanto trabalho e pressão. E estes lados opostos é que geram o estresse.
 
E o que fazer? Possivelmente muitos dos leitores estão se vendo descritos nestas linhas. Mas e na prática, o que é possível fazer, sem é claro, jogar tudo para o ar e ter alguns anos sabáticos?
 
Seguem algumas dicas de saúde, que no início realmente podem parecer impossíveis de fazer, mas que se efetuadas gradativamente farão sim uma grande diferença na carreira do advogado. Afinal, com saúde se chega mais longe.
 
·       DORMIR BEM. Tente dormir sempre antes da 23 horas, mantendo um sono contínuo de cerca de 7 horas. Seu corpo necessita seguir fases doso sono e atingir cerca de 3 horas de sono REM. Isso aumentará consideravelmente sua longevidade intelectual. A cada 3 meses comece a dormir 20 a 30 minutos antes, até que esteja indo deitar-se às 22:30 a 23 horas, e deve “pegar no sono” após cerca de 15 minutos.
·       INGESTÃO DE ÁGUA. Seu cérebro é feito basicamente de água. Ele funcionará bem melhor se tiver disposição de matéria-prima. Café e refrigerante devem ser moderados, e sucos e chás altamente diluídos são bem-vindos. Só não ingira tantos líquidos após as 18 horas, para não afetar na qualidade de seu sono.
·       ALIMENTAÇÃO REGULAR E SAUDÁVEL. Parece estranho falar isso para um advogado, mas comer faz parte da vida. E comer bem. Procure ter variedade de 3 a 5 vegetais ou frutas de diferentes cores em seu prato, fica fácil e sem erro. Um tomate (vermelho), o alface (verde), a cenoura (amarelo) e a couve-flor (branco). Coma carboidratos (arroz, massas, pão) e carnes (sempre grelhadas ou assadas) diariamente. Procure comer mais vezes ao dia, em menores porções. Assim, sempre haverá nutrientes circulando e seu corpo funcionará bem melhor.
·       ATIVIDADE FÍSICA. As endorfinas liberadas pela atividade física são “a fonte de juventude” intelectual e física. Apenas 40 minutos diários já farão sua vida mudar muito. Vale ir trabalhar a pé ou de bicicleta (com roupa adequada), subir pela escada e aposentar o elevador, ou sair 40 minutos mais cedo para que eles te rendam anos a mais em sua vida. Afinal, sua produtividade estará tão melhor que poderá sair antes.
·       ATITUDE MENTAL POSITIVA. Seja afetivo, tenha bons sentimentos, mas filtre o que entrará. Muitos sentimentos e posturas que temos são puro lixo, e devem ser tratados como tal. Não seja tão reativo aos sentimentalismos e opiniões alheias, primeiro os assimile, veja se são necessários e te farão bem, do contrário, elimine-os. Aprenda com seus erros, e pense que pode e sabe fazer melhor.
 
E assim, driblar o estresse ficará fácil, pois sua barreira será efetiva. A pressão desta linda profissão continuará, mas você mudou, e para melhor.
 
 
Raquel Heep Bertozzi é médica clínca geral, especializanda em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Curitiba / UFPR. CRM-PR 22080.
Lara Selem é sócia da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, advogada e consultora em gestão de serviços jurídicos. Autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing e Outras Lendas”, “Estratégia na Advocacia”, “Gestão de Escritório”, “A Reinvenção da Advocacia” e “Gestão Judiciária Estratégica”. MBA pela Baldwin-Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas (SP), e em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA). Coach certificada pelo Integrated Coaching Institute (ICI).
©2000 Selem, Bertozzi & Consultores Associados | Nova Sede: Rua Gra Nicco, 113, Bloco 01 cj. 606, Mossunguê - Curitiba - PR - Brasil - CEP 81200-200 - Fone: +55 (41) 3018-6951 e 4102-7200